Versão de GTA 6 para PC pode chegar somente em 2027

Stefani Couto
Jornalista por formação, gamer por paixão! Escrevo sobre games, curiosidades e guias para ajudar outros jogadores a explorarem esse universo incrível. Se tem um jogo novo...

Fãs de Grand Theft Auto que aguardam GTA 6 para PC podem enfrentar uma espera mais longa. A versão pode não chegar antes de 2027, segundo análise. O ex-diretor técnico da Rockstar Games, Obbe Vermeij, aponta que a demora é possível. Essa situação prolonga a expectativa de jogadores que não possuem consoles, frustrando muitos. O lançamento em consoles geralmente ocorre primeiro, o que é um padrão da indústria. Isso coloca jogadores de PC em desvantagem em relação ao acesso ao jogo. A espera até 2027 seria considerada bastante longa pelos fãs mais ansiosos.

Em uma publicação, Vermeij, que trabalhou em GTA 4, sugeriu que o jogo para PC poderia ser lançado até dois anos após a chegada das versões de console, esperadas para 2025. Ele enfatizou que, apesar de não possuir informações privilegiadas sobre o desenvolvimento atual de GTA 6, essa previsão está baseada em práticas anteriores da Rockstar.

Lançamento escalonado beneficia a Rockstar

Assim como aconteceu com o “GTA V”, o próximo título da franquia deverá seguir um modelo de lançamento escalonado. Este formato, no qual o jogo é lançado primeiro para consoles, e apenas posteriormente chega ao PC, traz algumas vantagens logísticas e de desenvolvimento para a Rockstar. Segundo Vermeij, lançar o jogo em plataformas diferentes ao mesmo tempo pode aumentar a complexidade do processo, especialmente considerando a variedade de configurações de hardware dos computadores.

Esse intervalo permite que a equipe de desenvolvimento se concentre em cada plataforma individualmente, corrigindo possíveis falhas e garantindo uma experiência otimizada para o jogador. No caso do PC, a adaptação envolve mais do que ajustes de jogabilidade. Controles de mouse, opções extras e a diversidade de configurações de computadores pessoais tornam o lançamento simultâneo arriscado.

Versão de PC pode ser mais polida

Historicamente, a versão para PC dos jogos da Rockstar tem sofrido com mais problemas técnicos em comparação com as versões de console. Isso acontece devido à enorme variedade de componentes de hardware e software disponíveis nos computadores pessoais, o que dificulta o processo de testes e otimização. Segundo o ex-diretor técnico da empresa, lançar o jogo para PC logo após os consoles poderia arriscar a reputação do título, com críticas relacionadas a bugs e falhas, que acabariam impactando também as versões de console.

Por esse motivo, o estúdio tende a priorizar os consoles e, apenas depois de ajustes e testes rigorosos, a versão para PC é liberada. “A versão para PC tende a ter um monte de problemas técnicos por causa de todas as diferentes configurações”, explicou Vermeij, ressaltando a importância de não apressar o lançamento para evitar transtornos futuros.

Antecedentes com GTA V e expectativas para GTA VI

Essa estratégia não é nova para a Rockstar. Com “GTA V”, o intervalo entre o lançamento para consoles e a chegada para PC foi de 18 meses. Mesmo que isso tenha sido considerado um longo período de espera, o sucesso da versão para computadores do jogo prova que a abordagem da Rockstar funciona em termos de qualidade e vendas. Para “GTA VI”, espera-se que o intervalo seja menor, mas a previsão de 2027 ainda está sendo tratada como uma possibilidade real, frustrando muitos jogadores.

O lançamento de GTA 6 para PS5 e Xbox Series S|X está previsto para 2025, sendo um dos títulos mais aguardados pelos fãs de jogos de mundo aberto. A comunidade de jogadores de PC, apesar de ansiosa, parece já estar preparada para uma longa espera.

Embora a expectativa pelo lançamento seja alta, a estratégia de lançamento escalonado da Rockstar visa garantir a qualidade final do produto. Ao focar primeiro nos consoles, a empresa espera entregar uma experiência mais polida para os jogadores de computador, mesmo que isso signifique um período de espera de até dois anos.

Jornalista por formação, gamer por paixão! Escrevo sobre games, curiosidades e guias para ajudar outros jogadores a explorarem esse universo incrível. Se tem um jogo novo na área, estou sempre de olho e pronta para transformar a experiência em um bom artigo.