No episódio 6 de Lazarus, lançado em 11 de maio, o grupo encontra uma revista publicada há 15 anos e descobre que o Dr. Skinner visitou uma comunidade religiosa, onde eles tratam uma IA chamada Naga como uma divindade. Além disso, o episódio revela mais detalhes sobre o passado de Elaina, que está relacionado com essa mesma comunidade visitada pelo cientista.
O anime Lazarus está optando por manter uma premissa similar em cada episódio, que é a busca pelo Dr. Skinner. No entanto, os acontecimentos de cada um mantêm suas particularidades. Além disso, por mais que não obtenham sucesso em encontrar Skinner, a equipe realiza missões secundárias durante as buscas, como no episódio em que Axel, Doug, Cris e Leland se infiltram na boate e, no fim, ajudam na captura de Sam, dono do local, e do hacker Dr. 909.
A equipe Lazarus conhece Naga, a IA com sede de poder
No início do episódio, Doug descobre que o Dr. Skinner visitou uma comunidade religiosa, que é isolada do mundo, há 15 anos. O local venera uma IA, que pode imitar a rede neural humana, chamada Naga. Quando Naga foi criada, o cérebro do cientista foi usado como modelo, e é por isso que ele possui relação com a inteligência artificial.
Além disso, o pesquisador do MIT que criou a IA é o líder da comunidade religiosa. O episódio mostra que a obsessão dele por Naga foi tão intensa que ele abandonou o centro de pesquisa e fundou uma comunidade para tratá-la como uma divindade.

Depois de descobrirem que Elaina nasceu, cresceu e fugiu dessa comunidade, os integrantes da equipe concordam com a ideia da garota de se infiltrar no local. Dessa forma, Elaina e Leland vão juntos procurar o Dr. Skinner.
Quando chegam na comunidade, eles percebem que, para aquelas pessoas, a IA Naga é a única coisa que importa. Portanto, quando descobrem que o plano dos dois é investigar o sistema da inteligência artificial, eles são presos e condenados a uma purificação, que, de acordo com uma das moradoras da comunidade, é o mesmo que ser queimado vivo.

A cena em que eles estão presos e o fogo se aproxima, aos poucos, de Leland e Elaina é incômoda, visto que os moradores da comunidade não esboçam nenhuma reação. A alienação do povo é visível, e em prol de uma IA e de suas crenças, eles decidem queimar, sem remorso algum, dois jovens. Inclusive, a mãe de Elaina assiste toda a cena, e sua única reação é um pequeno sorriso distraído.
O grupo não encontra Skinner e volta à estaca zero
Mais uma vez, a equipe volta à estaca zero. Agora, restam apenas 17 dias, e eles precisam, mais do que nunca, encontrar o cientista para salvar a humanidade. Ainda há questões em aberto, mas acredito que a principal delas seja: por que Skinner criaria um analgésico mortal?
Os episódios de Lazarus despertam a curiosidade, e os personagens são divertidos e carismáticos, com destaque para Axel Gilberto. Além disso, a animação da obra difere um pouco das lançadas atualmente. O conjunto de elementos como design de personagens, a presença de um narrador e o tom mais sóbrio das cores presentes no anime, fazem com que a obra lembre as animações mais antigas, como o próprio Cowboy Bebop, que é de Shinichiro Watanabe, mesmo criador de Lazarus. A obra está disponível na plataforma de streaming MAX, com dublagem em português.
Continue acompanhando o AnimeNew para mais informações sobre Lazarus e tudo o que envolve o mundo otaku!