Presidente do estúdio de Shingeki no Kyojin comenta sobre crise na indústria de anime

Rafael Shinzo
Me chamo Rafael Alves, conhecido como Rafael Shinzo. Tenho conhecimento em cultura pop japonesa, criei o AnimeNew em 2009 com a missão de oferecer cobertura confiável...

O presidente da Wit Studio, conhecido pelas três primeiras temporadas de “Shingeki no Kyojin” (Attack on Titan) comentou sobre crise e futuro da indústria de anime, reforçando a crescente disparidade entre a qualidade das animações e o ritmo atual de produção.

Portanto, em uma entrevista recente, George Wada, expressou sua preocupação sobre se as expectativas a longo prazo.  Em resposta à pergunta sobre se a qualidade cada vez mais alta do anime é sustentável, Wada declarou:

  • “Não acredito que seja possível manter este ritmo. O que é realmente importante é que o número de fãs de anime em todo o mundo continue crescendo. Uma vez que possamos atrair mais fãs de anime em todo o mundo, as empresas estarão dispostas a investir mais dinheiro na criação de anime, o que lhes permitirá continuar criando trabalhos de tão alta qualidade. Então, se algo, depende do aumento do número de fãs.”

Quanto a como investir neste possível aumento de investimento, Wada sugeriu que o melhor seria destiná-lo “às pessoas”. Ele continuou:

  • “Colocar todo esse dinheiro em fazer crescer o pessoal e o pool de talentos é o que faríamos”.

Sendo assim, as declarações refletem os sentimentos recentes do diretor do Studio Pierrot (Bleach), Keirou Itsumi, que destacou a necessidade de aumentar o pagamento por horas extras e expressou o desejo de que o pessoal receba elogios diretos dos fãs através de eventos. Este enfoque também se assemelha aos acontecimentos na MAPPA, com seus aumentos salariais e os eventos anuais.

Várias nomes importantes da indústria destacaram a insustentabilidade atual da indústria de anime, como Terumi Nishii, diretora de animação principal de “Jujutsu Kaisen 0”. Ela previu um colapso, com dados da NAFCA mostrando que a produção de anime está crescendo mais rápido do que o número de animadores qualificados.

Em resumo, ara atender à demanda, estão sendo recrutados animadores novatos cujo trabalho cada vez mais requer mais correções, colocando pressão sobre os diretores de animação e impedindo os animadores mais experientes de transmitir suas técnicas. Os animadores citaram como, dado que a produção de anime geralmente começa três anos antes do lançamento, essa tendência mostra pouco sinal de desaceleração no futuro imediato.

Por fim, a indústria de anime enfrenta uma crise iminente com a qualidade do trabalho e o bem-estar do pessoal não forem abordadas.

Fonte: Anime Corner

Me chamo Rafael Alves, conhecido como Rafael Shinzo. Tenho conhecimento em cultura pop japonesa, criei o AnimeNew em 2009 com a missão de oferecer cobertura confiável e atualizada sobre animes, mangás e entretenimento direto do Japão. Com mais de uma década de atuação, o portal se consolidou como referência no segmento.