Análise de personagens – Yesterday wo Utatte

REVIEW OVERVIEW

Análise de personagens - Yesterday wo Utatte

Yesterday wo Utatte ou Sing “Yesterday” for Me (tradução livre: Cante “Yesterday” para Mim) é um slice of life – seinen, que se difere dos outros animes da temporada pelos seus personagens complexos mas com problemas comuns, fazendo o espectador se relacionar com os personagens facilmente.

Yesterday consegue mostrar como vidas mundanas tem partes especiais que normalmente não recebem atenção, como sentimentos profundos se escondendo por trás de atitudes triviais, o valor sutil do cotidiano.

A autora Kei Toume começou “Yesterday wo Utatte” inspirada pela música homônima da banda RC Succession (que foi usada como a 3º ED no anime), que é inspirada na música Yesterday dos Beatles e para entender um pouco melhor essa obra e análise, recomendo fortemente ouvi-las antes de ler.

Os quatro personagens do core principal da história apresentados aqui são: Rikuo Uozumi, Haru Nonaka, Shinako Morinome e Rou Hayakawa.

O texto a seguir é baseado no início do anime e não na obra completa.

Atenção! Spoilers abaixo!

Rikuo Uozumi

Uozumi terminou a faculdade há 6 meses, tinha como objetivo confessar seus sentimentos para sua amiga Shinako no dia de graduação, mas não o fez.

Sem nenhum objetivo claro em mente e se sentindo perdido começou a trabalhar em uma loja de conveniência, onde conheceu uma garota estranhada chamada Haru, que sempre ia visita-lo no trabalhado, apesar de se sentir incomodado por isso, sempre se pega pensando sobre ela.

Todavia Rikuo se reencontra com Shinako em Tokyo e acaba se declarando e sendo rejeitado, e apesar de toda a desilusão e tristeza ele encontra um hobby na fotografia, mas sempre inseguro de dar um passo à frente.

Haru Nonaka

Nonaka largou o ensino médio porque sua escola não aprovava seu trabalho no café “Milk Hall” porque o local vendia bebidas alcoólicas durante a noite. Apesar de ser uma garota animada e positiva, ela tem seus momentos de tristeza, mas sempre com motivos consistentes.

Haru tem sentimentos por Rikuo e diz que o conheceu há 5 anos, mas primeiramente ele não se lembra dela por conta de sua grande mudança na aparência, antes uma menina de uniforme e cabelo preso e agora uma pessoa estravagante e sincera que tem um corvo chamado Kansuke como animal de estimação.

Por ter largado o ensino médio tenta evitar Shinako que era sua antiga professora, mas após saber que Rikuo gosta de Shinako, Haru a afronta e declara guerra dizendo que não irá perder para a antiga sensei.

Shinako Morinome

Morinome é deprimida porque seu namorado da adolescência faleceu devido a uma doença, o que a fez deixar sua cidade natal em Kanazawa e ir para Tokyo, mas em tokyo vivem o pai e o irmão mais novo de seu falecido namorado, e ela os visita frequentemente, o que a faz ter um buraco no coração, sempre carregando a morte de seu amado no peito.

Além do fato do irmão mais novo de seu falecido amor, Rou, investir romanticamente nela, a deixando com um sentimento de culpa por causar esse tipo de comportamento em alguém que ela considera um irmão.

Por esses motivos Shinako não consegue fechar as portas de seu passado nem abrir novas para o futuro, não sabendo como responder os sentimentos de Rikuo e mesmo com sua ex-aluna Haru declarando guerra contra ela por Rikuo, suas conversas sempre colocam seus pés no chão, a inspirando a seguir em frente.

Rou Hayakawa

Hayakawa é estudante do ensino médio e irmão mais novo do falecido namorado de Shinako. Gostava de desenhar, mas após a morte do irmão mais velho parou, voltando apenas anos depois.

Possui sentimentos não correspondidos por Shinako, sente que precisa dar o apoio que o irmão mais velho não pôde, se forçando a amadurecer mais rápido para que Shinako o considere um homem, mas continua agindo como uma criança mimada, enxergando Rikuo como um rival.

Mapa conceitual demonstrando as relações entre os personagens

Yesterday wo Utatte é uma adaptação para anime do estúdio Doga Kobo que consiste em 12 episódios e 6 especiais, estreou em abril de 2020 e foi baseado no mangá da escritora e ilustradora Kei Toume, publicado entre dezembro de 1997 e junho de 2015 pela Shueisha nas revistas Business Jump (1997-2011) e Grand Jump (2011-2015) contando com 11 volumes.

“Viver é 49% sobre o passado e 51% sobre o futuro”

1 Comentários

Deixa uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MANGÁS

GIGANT – Mangá chegando no arco final

O criador do mangá postou em sua conta do Twitter na terça-feira que seu mangá GIGANT está entrando em seu arco final. Enredo Rei Yokoyamada, um...

Nanatsu no Taizai – Mangá one-shot anunciado

O site oficial da revista Weekly Shounen da Kodansha anunciou na quarta-feira que o autor Nakaba Suzuki publicará um mangá One-shot de Nanatsu no...

Mangá Masamune-kun no Revenge ganha capítulo especial

A edição de setembro da revista Monthly Comic Rex da editora Ichijinsha revelou que o mangá Masamune-kun no Revenge de Hazuki Takeoka e Tiv...

MAIS NEWS