Uma pesquisa recente realizada pela Entmeet revelou dados interessantes: Os adolescentes, vistos como o público principal para os animes, na verdade são o grupo etário menos propenso a se envolver.
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A pesquisa focou nas idades de 10 e 59 anos no Japão, com insights e hábitos na comunidade de anime, entre o público mais jovem. Contrariando crenças populares, os resultados da pesquisa revelaram que os adolescentes, apesar de serem o público-alvo principal para anime, apresentaram o menor engajamento com o meio. Por outro lado, o grupo etário que assiste mais anime está na faixa dos 40 anos.
A razão por trás dessa audiência de anime:
A Entmeet sugeriu que a razão por trás dessa tendência poderia estar ligada aos hábitos de consumo de mídia em evolução da Geração Z, e observou o surgimento de um novo fenômeno denominado “Taipa” (Performance de Tempo), onde os indivíduos priorizam conteúdo que maximize o valor de entretenimento dentro de limites de tempo limitados.
O formato tradicional de anime, com episódios de 30 minutos e temporadas com 12-13 episódios, pode não estar alinhado com suas preferências. Além disso, a pesquisa também revelou que os adolescentes demonstraram uma inclinação notável para anime dos gêneros ação/luta e romance.
O percentual de adolescentes que escolheram romance foi de 30,2%. A pesquisa pontuou que uma possível razão na categoria romance seria a pandemia de COVID-19 os impediu de desfrutar da juventude e da vida escolar.
Por outro lado, anime de ação e luta se destacou como o gênero de anime preferido no geral pelo público pesquisado.
Quando se tratava da divisão por gênero, os homens eram 15% mais propensos a assistir anime do que as mulheres. Gêneros como Ação, Luta, Ficção Científica, Terror e Esportes eram preferidos pelos homens, enquanto as mulheres tinham gêneros Romance e Médico.
Por fim a pesquisa sobre a audiência de anime teve um total de 500 pessoas participantes realizada entre 16 de janeiro de 2024 e 29 de janeiro de 2024.
Fonte: Dream.jp