Golgo 13 – Mangá quebra recorde de volumes no Guinness

O mangá Golgo 13 do autor Takao Saito quebrou o recorde mundial de “maior número de volumes publicados para uma única série de mangá” do Guinness World Records nessa segunda, quando o volume 201º lançou no Japão.

Anteriormente o mangá de comédia policial Katsushika-ku Kamearikouken-mae Hashutsujo (Kochikame) de Osamu Akimoto era quem possuía o recorde, quando seu 200º e último volume foi publicado em 2006.

Ademais, Saito relatou que está cheio de gratidão por seus leitores.

Golgo 13 é uma das obras creditadas por popularizar o movimento gekiga nos quadrinhos japoneses, que prima por obras mais realistas e dramáticas. O próprio Saito está surpreso com a popularidade de sua série no exterior, porque ela está firmemente enraizada na cultura japonesa e no samurai.

Sinopse

Golgo 13 não é seu nome verdadeiro. Por outro lado, nem Duke Togo, Tadashi Togo nem qualquer número de pseudônimos pelos quais ele passa. Um homem misterioso, nem mesmo as agências de inteligência mais importantes do mundo podem determinar quem Golgo realmente é, ou exatamente de onde ele veio. Mas todos concordam que suas habilidades não são nada menos que lendárias. Armado com um M16 personalizado, Golgo está disposto a aceitar qualquer trabalho para qualquer agência, do FBI à KGB. Ele completou todos os contratos que já assinou e trabalhará para qualquer pessoa que possa atingir seu preço. Ele é a maior arma e a maior ameaça para qualquer nação; ninguém está seguro quando estão na mira de Golgo.

Golgo 13 ganhou o 21º Prêmio Shogakukan Manga na categoria Geral em 1975, o Grande Prêmio no Prêmio da Associação de Cartunistas do Japão em 2002 e o Prêmio Especial de Juízes no 50º Prêmio Shogakukan Manga em 2005.

Por fim, o mangá centrado no lendário assassino é o mais antigo ainda em publicação. Saito lançou o mangá na revista Big Comic de Shogakukan em 1968. A história inspirou dois filmes live-action em 1973 e 1977, um anime de 1983, Golgo 13: Queen Bee em 1998 e uma série de anime para televisão de 2008-2009. Outrossim, Golgo 13 já contou até com adaptações em jogos, como Golgo 13: Top Secret Episode para Nintendo.

Fonte: Otakomu

Arion Wolff

Arion Wolff

Estudante de Jornalismo que ama a cultura japonesa, principalmente animes e mangás! Meu anime favorito é Bakemonogatari e meu jogo favorito é Persona 5.