Hayao Miyazaki critica a indústria dos animes!

crítica-Hayao-Miyazaki

[sam id=”2″ name=”Banner-post” codes=”true”]

Hayao Miyazaki, diretor de clássicos consagrados A Viagem de Chihiro e A Princesa Mononoke, em uma entrevista entrevista (via RocketNews24) ele expressou seu desgosto pela atual indústria dos animes.

Enquanto desenhava uma personagem, O diretor revela o segredo da qualidade do seu trabalho e explica o que falta às produções animadas japonesas atuais:

Veja, quer você possa desenhar assim ou não, ser capaz de pensar nesse tipo de design depende de você poder dizer a si mesmo ‘Ah, sim, garotas assim existem na vida real’. Se você não observa pessoas reais, você não pode coisas assim, pois você nunca as viu. Algumas pessoas passam suas vidas interessadas apenas em si mesmas. Quase toda a animação japonesa é produzida sem nenhuma base da observação de pessoas de verdade. É produzida por humanos que não suportam olhar para outros humanos. E é por isso que a indústria está cheia de otakus”.

Pelo contexto da declaração, entende-se que o animador esteja se referindo a otaku no sentido pejorativo, usada para designar fãs de anime e mangá.

Miyazaki, que anunciou sua aposentadoria dos animes em 2013, concorre ao Oscar de Melhor Animação com The Wind Rises(Vidas ao Vento) e trabalha atualmente em um mangá original sobre samurais.

Rafael Shinzo

Apaixonado por pela cultura Japonesa. Trago artigos atualizado sobre Animes e Mangás.