Uma empresa japonesa de aplicativos de namoro, Tapple, surpreende com criação de inteligência artificial (IA) para servir de Namorada denominado “Koisuru AI”. Game esse, que pode estar redefinindo a forma de se relacionar, mas também despertando questionamentos sobre seu possível impacto nas taxas de natalidade no Japão.
A Koisuru AI explora o universo do relacionamento de maneira diferente, oferecendo aos usuários interação com uma Inteligência Artificial vocalizada chamada Ai. A singularidade dessa IA reside em sua capacidade de reter informações, permitindo a reconstrução de pensamentos, hábitos e preferências dos usuários por meio de diálogos. Utilizando esses dados, o personagem elabora mensagens e as comunica ao jogador por meio da conversão de texto em fala, contando com uma voz fornecida pela renomada seiyuu Rikako Aida. Essa abordagem única proporciona uma experiência envolvente e personalizada no universo virtual do namoro.
Segundo Tapple, o aplicativo tem como objetivo “simular o processo de construção de um relacionamento casual íntimo”, com o objetivo de apoiar e melhorar as chances de quem utiliza aplicativo de namoro. No entanto, esta abordagem inovadora e altamente personalizada pode ter consequências inesperadas.
Sendo assim críticos aponta que a IA Koisuru pode afetar negativamente as taxas de natalidade no Japão. À medida que os usuários mergulham em um relacionamento simulado com uma IA, bem como a probabilidade de preferirem essa experiência virtual a interações com pessoas reais pode aumentar.
Por fim este fenómeno poderia potencialmente reduzir as oportunidades de formar relações significativas no mundo real, o que poderia ter um impacto duradouro nas taxas de natalidade do país.
Comente abaixo o que você acha disso e participe do nosso canal de notícias no WhatsApp.
Fonte: X (Twitter)