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Netflix realizou investimento bilionário na IG Port para produzir animes em 2024

Rafael Shinzo
PorRafael Shinzo
Me chamo Rafael Alves, conhecido como Rafael Shinzo. Tenho conhecimento em cultura pop japonesa, criei o AnimeNew em 2009 com a missão de oferecer cobertura confiável...
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11/09/2025
Netflix realizou investimento bilhões na IG Port para licenças de animes em 2024
© Karuho Shiina / SHUEISHA, Production I.G

Um novo relatório financeiro revelado pelo portal anime corner da IG Port, empresa-mãe dos estúdios Production I.G (Kaiju No. 8) e WIT Studio (Attack on Titan S1–3), revelou que a Netflix pagou 3,573 bilhões de ienes (US$ 24,3 milhões) durante o ano fiscal encerrado em maio de 2025.

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Kimi ni Todoke 3 foi destaque do acordo

Desse total, 1,53 bilhão de ienes (US$ 10,4 milhões) veio da Netflix Global, registrado no segmento de direitos autorais. Isso inclui a licença de exibição de Kimi ni Todoke 3ª temporada, produzida pela Production I.G., cujo valor foi pago em parcela única. Só esse contrato representou quase 40% das vendas de copyright da Production I.G. no período.

Enquanto isso, a Netflix Studios LLC desembolsou 2,04 bilhões de ienes (US$ 13,9 milhões) em serviços de “produção de vídeo”. Esse movimento reforça a importância da plataforma como uma das maiores financiadoras internacionais de anime, mesmo sem integrar os tradicionais comitês de produção.

O papel da Netflix no modelo de produção

Diferente de Crunchyroll ou HIDIVE, que participam de comitês e dividem riscos e lucros, a Netflix costuma atuar de forma mais direta e fechada em seus contratos. Em alguns casos, ela apenas licencia a distribuição; em outros, adquire todos os direitos autorais, como aconteceu em produções recentes (Rising Impact, Moonrise e Leviathan).

Essa prática gera debates dentro da indústria: enquanto os estúdios recebem valores mais altos de imediato, eles perdem controle sobre a propriedade intelectual e não conseguem explorar longamente merchandising, DVDs ou outros produtos.

Impactos para estúdios e animadores

Especialistas como a diretora Terumi Nishii já alertaram que, apesar de orçamentos da Netflix serem até o dobro da média, o dinheiro não chega proporcionalmente aos animadores, especialmente freelancers. O valor, em muitos casos, cobre déficits dos estúdios sem melhorar as condições de trabalho.

Ainda assim, para companhias como a IG Port, a dependência de contratos com streamings globais se tornou estratégica. Além da Netflix, o segundo maior parceiro da empresa no ano foi a Toho, com 1,05 bilhão de ienes (US$ 7,1 milhões).

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Fonte: IG Port (Investor Relations), Gamebiz

Tags:Netflix
PorRafael Shinzo
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Me chamo Rafael Alves, conhecido como Rafael Shinzo. Tenho conhecimento em cultura pop japonesa, criei o AnimeNew em 2009 com a missão de oferecer cobertura confiável e atualizada sobre animes, mangás e games direto do Japão. Com mais de uma década de atuação, o portal se consolidou como referência no segmento.
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