Dandadan 192: Momo é esquecida enquanto velhos inimigos retornam

O capítulo 192 de Dandadan entregou uma continuação intensa do arco que acompanha Momo Ayase e Seiko Ayase em sua jornada rumo ao Izumo Grand Shrine. Embora a expectativa fosse pela chegada ao santuário e o avanço da busca pelo uchide-no-kozuchi, o foco do capítulo surpreendeu ao aprofundar ainda mais o drama envolvendo Momo. Para completar a tensão, antigos inimigos voltaram a entrar em cena, elevando ainda mais a expectativa para os próximos episódios.

A narrativa continua o desvio iniciado no capítulo anterior, consolidando o fim das lutas de Ken “Okarun” Takakura e seus aliados. Além disso, encerrando também o envolvimento de Mika Adachi com o Orchestrator, após o erro cometido ao atacar Takeshi Murakami. No entanto, o verdadeiro impacto ficou por conta da revelação de que apenas Jin “Jiji” Enjoji ainda se lembra de Momo, marcando uma virada sombria para a história.

Jiji é o único que ainda se lembra de Momo em Dandadan

O capítulo começa exatamente de onde o anterior parou, com Momo preocupada em acabar como os pigmeus, pequenas criaturas espirituais. Jiji, atento à gravidade da situação, pergunta a Vamola se ela consegue ver Momo, que estava sobre seu ombro. A resposta é desoladora: Vamola não só não enxerga Momo, como também não faz ideia de quem Jiji está falando.

Desesperado, Jiji tenta explicar a Seiko que o estado de Momo está piorando. Contudo, sua avó, para horror dos leitores, também não tem nenhuma lembrança de Momo. Em um esforço para resgatar a memória de Seiko, Jiji ainda comenta que o grupo deveria lembrar do motivo de estarem viajando. Porém, as más notícias não param: Unji Zuma mal consegue enxergar e Daiki Hakono está sem condições de caminhar, obrigando Vamola a guiar Zuma pela mão.

Jiji é o único que ainda se lembra de Momo - Dandadan 192
Foto: Divulgação/Shueisha

Jiji conclui que sua forte sensibilidade espiritual é o que o permite ainda perceber Momo, e promete a ela que, independentemente do que aconteça, ele não vai esquecê-la. A relação entre os dois ganha ainda mais importância diante do esquecimento coletivo que se instala no grupo.

O passado de Zuma e a importância da amizade

Enquanto Momo e Jiji lutam contra o tempo, o capítulo volta sua atenção para Daiki Hakono e o passado dos personagens. Ao ser ajudado por Raiya, amigo de Zuma, Daiki pergunta o motivo da bondade dele, lembrando que, no início, os dois eram hostis um com o outro. Raiya revela que antigamente, após ser vítima de bullying, foi salvo por Zuma, que sempre protegia seus amigos e nunca deixava ninguém para trás.

A história segue para um flashback comovente envolvendo uma jovem prestes a tirar a própria vida com remédios. Zuma e Raiya a encontram e, mesmo sem saber exatamente como ajudá-la, a acolhem. Zuma reconhece que não era bom com palavras, mas elogia a habilidade dela de fazer todos ao redor rirem — algo que ele mesmo não conseguia fazer.

Essa memória explica porque tantos jovens problemáticos se reuniram em torno de Zuma: ele se tornou um porto seguro em meio às dificuldades. Raiya, no presente, reforça que todos apenas queriam alguém que dissesse que eles estavam bem, e que Zuma representou essa esperança para muitos.

O passado de Zuma e a importância da amizade - Dandadan 192
Foto: Divulgação/Shueisha

O retorno da família Kito muda o rumo da história em Dandadan

Quando o capítulo já parecia carregar emoção suficiente, uma nova ameaça se anuncia. Na outra parte do aeroporto, membros da infame família Kito atacam um ônibus que transportava prisioneiros, reencontrando Jiji, com quem têm um passado conturbado.

Durante a fuga, um dos Kito identifica Jiji entre as pessoas presentes. Embora não consigam ver Momo, eles têm certeza de que ela está por perto. A matriarca Naki Kito expressa sua ansiedade para o reencontro, deixando claro que um grande confronto se aproxima.

O capítulo termina com a tensão no ar: os Kito agora perseguem Momo e seus aliados em direção ao Izumo Grand Shrine, enquanto o tempo corre contra eles devido às maldições que se intensificam rapidamente.

Dandadan está disponível no site Mangá PLUS.

Jornalista por formação, gamer por paixão! Escrevo sobre games, curiosidades e guias para ajudar outros jogadores a explorarem esse universo incrível. Se tem um jogo novo na área, estou sempre de olho e pronta para transformar a experiência em um bom artigo. 🎮
Publicidade
Publicidade