Muitos não sabem, mais existe alguma diferença entre light novel e um livro? A resposta é Sim! Vamos descobrir qual é essa diferença.
Light Novels, são livros de bolso para jovens com uma leitura mais leve que o comum dos livros tradicionais. Sua escrita tem poucos kanjis (caracteres da língua japonesa), alguns com furigana (legenda de como se lê com fonte menor) e frases simples e curtas. O ‘marketing’ da novel pelo japão é que você poder ler onde bem-quiser.
Embora seja mais difícil para alguns de perceber e entender a diferença de livro e Light Novel quando fechada, esse formato é de leitura simples e leve principalmente no português, ainda assim é possível perceber a diferença de narração, onde os parágrafos são pequenos e a enorme quantidade de narrações diretas nas páginas (falas e pensamentos dos personagens isolados).
Além disso, as light novel integra todo universo otaku trazendo onomatopeias (on’yu), e diversos recursos gráficos que conhecemos principalmente nos mangás.
As referências aos animes estão por toda parte nas páginas, algumas delas são tem conexão direta a esse universo parecendo descrição de um anime, com cenas típicas de animações e mangás por todos os lados. Nota-se também a diferença pela quantidade de discursos diretos.
Sendo assim, grande parte das obras são ilustração no estilo mangá feitas pelo mesmo autor ou um ilustrador.
No Japão a maior parte dessas obras é serializadas em revistas de mangás ou revistas próprias, lançadas direto em volumes. Inclusive, a maioria das editoras que trabalham com elas são as mesmas que publicam mangás, sendo o grupo Kadokawa o maior deles.
Por fim no Brasil as novels ficam um pouco escanteada, ambas chega sempre acompanhadas de nomes fortes como, No Game no Life entre outras obras famosas.