Conheça a diferença entre Mangá, Manhwa e Manhua!

Conheça a diferença entre Mangá, Manhwa e Manhua!
Pode se dizer que mangá é um termo bem conhecido entre os brasileiros. Conheça a diferença entre Mangá, Manhwa e Manhua!
Pode se dizer que mangá é um termo bem conhecido entre os brasileiros. Se tornando cada vez mais popular por conta do crescente número de publicações diárias feitas pelas grandes editoras brasileiras. Entretanto, a partir de 2020, vemos uma nova leva de quadrinhos asiáticos chegando denominados manhwa e o manhua.

Veja agora a diferença entre Mangá, Manhwa e Manhua!

Basicamente, o manhwa (만화) é o nome dado aos quadrinhos produzidos na Coreia do Sul. Enquanto manhua (漫画) se refere aos feitos na China.
Primeiramente, cada estilo tem suas características que os tornam únicos e iremos falar um pouco sobre cada um deles.

Mangá

Manga é o nome dado para as histórias em quadrinhos japonesas. A sua leitura, que se tornou a sua marca característica é feita da direita para a esquerda. Os mais famosos tem seus capítulos liberados semanalmente ou mensalmente em revistas como a Weekly Shonen Jump, responsável por diversos títulos famosos do gênero Shounen.
Uma capa da Shounen Jump!
One Piece – Shounen Jump
Dentre alguns dos títulos mais famosos no Japão atualmente estão: One Piece, Demon Slayer, Slam Dunk, Detetive Conan, entre diversos outros que já se tornaram queridinhos no Brasil.

Manhwa

Tendo origem Coreana, é usualmente postado na internet, diferenciando dos mangás que ainda são lançados em revistas de maneira física, adotando a leitura da esquerda para a direita.
Imagem do Manhwa Solo Leving
Solo Leveling – KakaoPage
Tal qual os mangás, os manhwa costumam ter uma diversidade de gêneros e costumam abordar os mais variados temas. Dentre os títulos mais famosos desse estilo pode se destacar as comics escritas em aplicativos como WeebToon e Tapas, como Lookism, Eleceed, Tomb Raider King e Solo Leveling.

Manhua

Diferente dos outros estilos de quadrinhos, o manhua apresenta traços menos exagerados e caricatos, caracterizado pelo realismo. Tanto quanto a maneira que é se falado na China, a maneira como se lê também varia de local para local. Por Exemplo, se você a obra tiver sido feita em Taiwan ou Hong Kong, sera lido como mangas; entretanto na China Continental, tera a leitura como os manhwas.
Manhua Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai
Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai

Da mesma forma como os manhwas são publicados, os manhua são postados geralmente no meio digital, principalmente nas plataformas de leitura chinesa aonde armazenam diversas historias dos mais diversos gêneros. Dentre as obras mais populares se destaca Wang Pai Yu Shi, Xian Jie Gui Lai – Return From the World of Immortals e After Transformation, Mine and Her Wild Fantasy.

Conclusão

Por fim, você agora sabe a diferença entre Mangá Manhwa e Manhua sendo para cada estilo de quadrinhos asiático,

Ademais esse foi a nossa dose diária de curiosidade sobre a cultura asiática, Ate a Próxima!

Lucas do Vale

Lucas do Vale

Estudante de Jornalismo, apaixonado por animes e manga, principalmente pelo genero shounen, shoujo e yaoi, alem de jogos de RPG.