A Guerrilla Games, desenvolvedora da franquia Killzone, confirmou que não tem planos de continuar com a série. O estúdio, agora dedicado à saga Horizon, deu essa declaração em uma entrevista recente ao The Washington Post, através de seu diretor de arte, Roy Postma. Segundo Postma, a decisão foi motivada pela necessidade de uma nova direção criativa, mais leve e acessível, em comparação com o tom sombrio e violento de Killzone.
Desde o lançamento de Horizon Zero Dawn em 2017, o estúdio tem se concentrado em desenvolver novos títulos e expansões para essa série. Em contrapartida, Killzone, lançado inicialmente no PlayStation 2, foi ficando em segundo plano. Apesar de ter marcado presença no PSP e PS4, a franquia de tiro não alcançou o mesmo sucesso global que o estúdio almejava, o que contribuiu para a mudança de foco.
Horizon substitui Killzone como principal franquia da Guerrilla
A transição da Guerrilla Games para o universo de Horizon reflete uma escolha estratégica da desenvolvedora. De acordo com Postma, a série traz temas mais universais, que alcançam um público mais amplo, de diferentes faixas etárias. O contraste com Killzone, voltada para jogadores de jogos de tiro em primeira pessoa, é notável. “Como estúdio, precisávamos renovar a paleta. Foi, por escolha, o oposto de Killzone”, explicou Postma.
Essa nova direção permitiu à Guerrilla explorar um mundo mais vibrante, repleto de robôs gigantes e cenários de tirar o fôlego, afastando-se do ambiente sombrio de Killzone. A desenvolvedora tem investido fortemente no crescimento da franquia Horizon, que além de ter uma sequência, Horizon Forbidden West, já anunciou um spin-off temático de LEGO, voltado para um público ainda mais diversificado.
O legado de Killzone e o futuro da Guerrilla
Mesmo com o fim declarado de Killzone, a franquia tem um lugar importante na história dos videogames. Lançada em 2004, ela foi uma das apostas da Sony no gênero FPS (tiro em primeira pessoa), competindo diretamente com Halo, da Microsoft. Ao longo dos anos, cinco títulos da série foram lançados, culminando em Killzone Shadow Fall, um dos títulos de estreia do PlayStation 4, em 2013.
Contudo, após o lançamento de Shadow Fall, pouco se ouviu sobre a franquia. Segundo Postma, essa pausa não foi um acaso. Assim, a decisão de não retomar Killzone reflete o desejo do estúdio de explorar novos territórios criativos com Horizon. Com temas como amizade, pertencimento e aventura, Horizon se distancia das tramas militares e sombrias que marcaram Killzone.
Com a franquia Horizon ganhando cada vez mais destaque, a Guerrilla Games consolidou seu nome no mercado como um dos principais estúdios de desenvolvimento de jogos da Sony. Além de Horizon Forbidden West, lançado em 2022, a expectativa agora recai sobre o spin-off Lego Horizon Adventures.