O presidente da Wit Studio, conhecido pelas três primeiras temporadas de “Shingeki no Kyojin” (Attack on Titan) comentou sobre crise e futuro da indústria de anime, reforçando a crescente disparidade entre a qualidade das animações e o ritmo atual de produção.
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Portanto, em uma entrevista recente, George Wada, expressou sua preocupação sobre se as expectativas a longo prazo. Em resposta à pergunta sobre se a qualidade cada vez mais alta do anime é sustentável, Wada declarou:
- “Não acredito que seja possível manter este ritmo. O que é realmente importante é que o número de fãs de anime em todo o mundo continue crescendo. Uma vez que possamos atrair mais fãs de anime em todo o mundo, as empresas estarão dispostas a investir mais dinheiro na criação de anime, o que lhes permitirá continuar criando trabalhos de tão alta qualidade. Então, se algo, depende do aumento do número de fãs.”
Quanto a como investir neste possível aumento de investimento, Wada sugeriu que o melhor seria destiná-lo “às pessoas”. Ele continuou:
- “Colocar todo esse dinheiro em fazer crescer o pessoal e o pool de talentos é o que faríamos”.
Sendo assim, as declarações refletem os sentimentos recentes do diretor do Studio Pierrot (Bleach), Keirou Itsumi, que destacou a necessidade de aumentar o pagamento por horas extras e expressou o desejo de que o pessoal receba elogios diretos dos fãs através de eventos. Este enfoque também se assemelha aos acontecimentos na MAPPA, com seus aumentos salariais e os eventos anuais.
Várias nomes importantes da indústria destacaram a insustentabilidade atual da indústria de anime, como Terumi Nishii, diretora de animação principal de “Jujutsu Kaisen 0”. Ela previu um colapso, com dados da NAFCA mostrando que a produção de anime está crescendo mais rápido do que o número de animadores qualificados.
Em resumo, ara atender à demanda, estão sendo recrutados animadores novatos cujo trabalho cada vez mais requer mais correções, colocando pressão sobre os diretores de animação e impedindo os animadores mais experientes de transmitir suas técnicas. Os animadores citaram como, dado que a produção de anime geralmente começa três anos antes do lançamento, essa tendência mostra pouco sinal de desaceleração no futuro imediato.
Por fim, a indústria de anime enfrenta uma crise iminente com a qualidade do trabalho e o bem-estar do pessoal não forem abordadas.
Fonte: Anime Corner