(RESENHA) Sword Art Online: Progressive – Ária de Uma Noite Sem Estrelas

Sword Art Online

E que tal conferir agora um post super especial aqui: (RESENHA) Sword Art Online: Progressive. Pois, o mais novo filme da renomada franquia Sword Art Online chegou aos cinemas brasileiros, com a promessa de contar novamente os acontecimentos do arco de Aincrad. Porém, dessa vez pela perspectiva da personagem Asuna Yuuki.

(RESENHA) Sword Art Online: Progressive

Narrativa

Primeiro, é provável que o arco favorito dos fãs seja de fato o arco de Aincrad, onde milhares de jogadores se veem presos em um verdadeiro “jogo da morte” no jogo Sword Art Online, sendo sua única escolha zerar o jogo.

Assim, o arco está de volta nesse novo filme, desta vez com a promessa de ser infinitamente mais detalhado. Aliás, a tendência é que isso realmente ocorra, tendo em vista que o filme adaptou apenas até o final do 2º episódio do anime original. Ou seja, ainda levará um bom tempo para que essa trilogia de filmes seja concluída.

Asuna

Por outro lado, é inegável que a personagem Asuna se torna meio “apagadinha” com o passar do anime de SAO, pois o fato do Kirito roubar quase que todos os holofotes para si, portanto, é extremamente louvável por parte do autor a ideia de dar um destaque a mais para a personagem agora.

Onde logo de cara, somos apresentados a uma personagem que não tem uma boa estrutura familiar, sofrendo fortes cobranças, mesmo sempre tirando excelentes notas e sendo esforçada. Assim que o “jogo da morte” começa, a personagem se mostra mentalmente frágil, porém, ao decorrer do filme, vemos a personagem tomar forma, e se tornar a Asuna “Relâmpago” que os fãs estão acostumados a ver.

Asuna e Mito

Sword Art Online a

Já em poucos minutos de filme, somos apresentados à nova personagem Mito, fazendo portanto a sua primeira aparição na franquia. Aliás, Mito é uma verdadeira “viciada” em jogos. Pois, participa até mesmo de campeonatos regionais. Além de que e é ela quem puxa Asuna para jogar o Sword Art Online.

Além do mais, ela quem ajuda Asuna a desenvolver suas habilidades de espadachim no jogo mortal. Onde as duas passam por uma situação conturbada no filme. Porém, é de arrepiar no final quando a Asuna demonstra não guardar rancor algum da sua amiga. Pois demonstra gratidão por tudo que ela lhe ensinou.

Quanto ao desenvolvimento da personagem Mito, senti que ficou devendo um pouco. Pois ela apenas é apresentada como “a garota que arrasa nos jogos”. Mas isso foi basicamente tudo, quem sabe, nos futuros filmes a personagem seja melhor aprofundada.

Asuna e Kirito

Sword Art Online a

Confesso que, sendo um grande fã do espadachim negro, eu fiquei bastante receoso de que o personagem Kirito não teria destaque nesse novo filme. Mas, ele aparece quando precisa, atuando dessa vez mais como um personagem de apoio.

Aliás, vale lembrar que apesar de ter bastante ação, Sword Art Online sempre foi uma obra que puxou para o romance desses dois. Aliás, romance esse que está ABSURDAMENTE melhor construído. Já que vemos o momento exato que eles se conheceram e o vínculo dos dois sendo formado. Já o final do filme é talvez a maior parte que difere do anime. Pois, deixou os fãs que são apaixonados por esse casal loucos pela sequência.

 (RESENHA) Sword Art Online: Progressive – Conclusão

Sword Art Online a

Por fim, este é sem dúvidas o suprassumo para aqueles já são apaixonados pela obra. Onde conseguimos dar melhor profundidade à uma personagem interessantíssima que é a Asuna. Assim, acima de tudo fazendo uma verdadeira revisão aqui e ali em alguns pontos do arco de Aincrad.

Sem mencionar é claro a presença da cantora LiSA que já é voz icônica nas músicas do anime. Já o estúdio A-1 Pictures anda fazendo como já esperado um excelente trabalho.

E vocês, já foram conferir o filme nos cinemas?

Arthur Vinícius

Arthur Vinícius

Entusiasta na área de tecnologia e amante de animes, mangás e jogos. A imensa maioria dos animes que gosto pertencem à demografia Shounen.