A Surgent Studios, responsável pelo game Tales of Kenzera: Zau, comunicou nesta semana que colocou toda sua equipe em aviso de demissão. A decisão é consequência direta da pausa nas atividades da divisão de jogos da empresa, enquanto buscam alternativas de financiamento para seu próximo projeto, que promete ser ainda mais audacioso.
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Fundada em 2019 pelo ator britânico Abubakar Salim, a Surgent Studios ganhou notoriedade com o lançamento de Tales of Kenzera: Zau, que recebeu críticas geralmente positivas, mas não alcançou o sucesso financeiro esperado. O título foi publicado sob o selo EA Originals e lançado em abril de 2024 para várias plataformas, incluindo PC, PS5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
Comunicado oficial da empresa
A empresa divulgou oficialmente o comunicado em seu perfil na rede social X. Segundo a nota, o foco agora é encontrar um parceiro que financie seu próximo projeto, enquanto alguns novos updates para Tales of Kenzera serão lançados.
“Nossa equipe desenvolveu o protótipo de um projeto novo e ousado. Ele é mais sombrio e visceral do que nosso primeiro jogo, mas ainda mantém o combate e a profundidade cultural de Zau. Estamos à procura de um parceiro. Nos ajude a realizar nossa visão”, diz a publicação.
Novo projeto da Surgent Studios promete ser mais sombrio e ousado
De acordo com o comunicado da empresa, o novo jogo em desenvolvimento será “mais sombrio, mais ousado e mais visceral” em comparação com o título anterior, mantendo a mesma intensidade no combate e a profundidade cultural vistas em Tales of Kenzera: Zau. A equipe da Surgent finalizou o protótipo do jogo e já busca potenciais parceiros que possam financiar a continuação do projeto.
A desenvolvedora também afirmou que, antes de entrar em hiato, planeja lançar algumas atualizações para Tales of Kenzera: Zau. O objetivo mantém o engajamento com a base de fãs, enquanto explora novas oportunidades de publicação e financiamento.
Apesar das dificuldades financeiras, Tales of Kenzera: Zau foi amplamente elogiado pela crítica especializada. Oliver Brandt, do site GLHF, destacou que o jogo quebra diversas convenções do gênero metroidvania, oferecendo uma experiência mais voltada à narrativa, em detrimento da exploração, e concedendo a maior parte das habilidades ao jogador logo no início. Brandt ainda classificou o título como “um dos melhores dos últimos anos” dentro de um gênero saturado de lançamentos.
Contudo, mesmo com as críticas positivas, o jogo não obteve o desempenho comercial que a Surgent Studios esperava. Agora, a desenvolvedora corre contra o tempo para assegurar que finalize e lance seu novo projeto, já em fase de protótipo, com o apoio necessário.
Busca por parcerias e financiamento
A situação da Surgent Studios reflete os desafios enfrentados por desenvolvedoras independentes que, muitas vezes, dependem de financiamento externo para manter seus projetos em andamento. Com o mercado cada vez mais competitivo, a busca por parceiros é uma questão primordial para a sua sobrevivência.
Em julho, Abubakar Salim revelou que a empresa precisou demitir alguns funcionários devido ao desempenho abaixo do esperado de seu jogo de estreia. Em uma sequência de posts no X, Abubakar expressou orgulho pelo trabalho que sua equipe realizou nos últimos quatro anos. Contudo, ressaltou as dificuldades da indústria e admitiu ter tomado a difícil decisão de dispensar “cerca de uma dúzia” de colaboradores.