Ufotable – Estúdio é acusado de sonegação de impostos

Ufotable - Estúdio é acusado de sonegação de impostos

O estúdio Ufotable, conhecido pelo seu trabalho e franquias de animes como Fate e Kimetsu no Yaiba foi acusado de sonegação de impostos. De acordo com informações, a notificação formal foi emitida pelo departamento de investigação especial da Procuradoria de Tóquio diretamente para o presidente Hikaru Kondo.

Segundo informações a Ufotable deixou de pagar 137 milhões de ienes (cerca de US $1,24 milhão) em impostos. 😱

A empresa teve o reconhecimento da denúncia e garantiu ter protocolado a declaração de imposto de renda corrigida e pago o valor correspondente. O portal japonês Kyodo News informou que a acusação por escrito especificava que a Ufotable supostamente deve 109 milhões de ienes (cerca de US $990.000) em impostos corporativos de 2015 a 2018 e 28 milhões de ienes (cerca de US $ 254.000) em impostos especiais de consumo de setembro de 2014 a agosto de 2018.

Relatórios anteriores do jornal The Mainichi Shimbun alegaram que Kondo supostamente escondeu cerca de 30% dos lucros de alguns restaurantes com temáticos de anime do estúdio ufotable em Tóquio onde armazenou em um cofre particular em casa. Esses relatórios disseram que a ufotable supostamente devia 139 milhões de ienes (cerca de US $ 1,28 milhão) em impostos na época, enquanto a investigação estava se desenvolvendo.

Além disso, a revista Weekly Bunshun Digital de Bungeishunju relatou em abril de 2019 que o estúdio supostamente deve 400 milhões de ienes (cerca de US $3,57 milhões) em impostos, citando uma fonte do Tokyo Regional Taxation Bureau. O relatório observou que o ufotable é suspeito de supostamente desviar fundos arrecadados de um leilão de caridade para o terremoto Tōhoku em 2011, uma violação do Código Penal que acarreta uma potencial sentença de prisão de não mais de 10 anos. O Bureau Regional de Tributação de Tóquio conduziu uma busca nos escritórios da ufotable no início de março daquele ano como parte de uma investigação, mas não acabou entrando com as acusações.

Kondo acabou renunciando ao cargo de presidente do comitê executivo de Machi Asobi, evento de Tokushima do qual o ufotable já foi o principal organizador, em maio de 2019.

Por fim o estúdio foi fundado nos anos 2000.

Via: ANN

Rafael Shinzo

Rafael Shinzo

Apaixonado pela cultura Japonesa, criei esse blog em 2009 para trazer artigos atualizados sobre Animes e Mangás.