Na madrugada de 8 de março, ficamos sabendo através das redes sociais sobre o falecimento da lenda Akira Toriyama (Dragon Ball, Dr. Slump). Portanto diversos artistas mangakás famosos da indústria, prestaram homenagem ao mestre Toriyama.
- Wendel Bezerra: “Dublador de Goku” comenta o falecimento de Akira Toriyama
- Luto de Kishimoto e Eiichiro Oda emociona fãs de Dragon Ball
Editora Shueisha sobre Akira Toriyama
Akira Toriyama, que publicou numerosas obras nas revistas JUMP, faleceu. Na Shueisha e no departamento editorial, estamos profundamente entristecidos com a notícia repentina de sua morte. Os mangás que ele desenhou, como ‘Dr. Slump’, ‘Dragon Ball’, ‘Sand Land’ e muitos outros, foram lidos e amados em todo o mundo, ultrapassando as fronteiras nacionais. Seus personagens fascinantes e seu sentido avassalador de design influenciaram enormemente muitos artistas e criadores de mangá. Queremos expressar nossa gratidão por suas grandes realizações e rezar para que sua alma descanse em paz.
Yuji Horii, autor de Dragon Quest
Ainda estou sem conseguir acreditar na notícia repentina do falecimento do Toriyama-san. Conheço o Toriyama desde que ele escrevia para a Shonen Jump e, por recomendação do meu editor, Torishima, decidi pedir a ele que desenhasse a arte dos jogos quando lançamos Dragon Quest. Nos mais de 37 anos desde então, ele projetou personagens, monstros e desenhou tantas obras de arte fascinantes que nem sei por onde começar a contá-las. A história de Dragon Quest foi marcada pelos designs de personagens do Toriyama-san. Ele e o falecido Sugiyama-san foram meus amigos por muito tempo e trabalharam em Dragon Quest. Não consigo acreditar que ele se foi… Já não sei o que dizer. Sinto muito.
Masakazu Katsura, Autor de Zetman e DNA
Sinto-me exausto e minha energia não está no auge. Não quero discutir essas coisas. Mas escreverei algo. Ao começar a escrever, há tantas coisas que desejo expressar que provavelmente será muito longo, mas tentarei torná-lo o mais conciso possível. No momento, não tenho sentimentos coesos, então desculpem minhas divagações. Mesmo quando penso sobre isso, quando eu visitava sua casa, quando você vinha para minha casa, quando saíamos para nos divertir, tudo eram apenas memórias felizes, e cada vez que eu te ligava, eu ria até ficar exausto. Você era uma pessoa divertida. Você era desarrumado, bonito, falante e humilde.
No meu trabalho diário, desenhando mangá, fazíamos colaborações e coisas assim, e isso também era divertido. Mas 99% do tempo, nunca falávamos sobre mangá. Como mangaká, éramos tão diferentes nos cenários que víamos e no nível dos artistas que nunca percebi sua grandeza. Entendo isso. Mas não senti isso nem um pouco quando estava em contato contigo. É sua personalidade. Por isso, mais do que um grande mangaká, continuo pensando em você apenas como um amigo. No verão passado, antes da minha cirurgia, parece que você ficou sabendo de alguma forma e me enviou um e-mail. Realmente, e-mails são raros, e você estava bastante preocupado com minha saúde.
Conhecemo-nos há 40 anos, mas nunca havia recebido um e-mail tão amável do Toriyama-san. Pensei que iria nevar. Normalmente, ele só brinca ou diz bobagens. Não tenho tempo para me preocupar com os outros. Quando liguei para ele, acho que foi um pouco antes, disse: “Provavelmente morrerei primeiro, então, por favor, faça uma festa de despedida ou algo assim, e gostaria que você organizasse, Toriyama-san! Além disso, por favor, dê um discurso para que eu possa ser um florete!”. Ele prometeu, mas não pôde cumprir sua promessa.
Não sei por que não liguei para ele depois que ele me enviou um e-mail, e isso é o que lamento tanto. Só lamento que não possamos mais ter longas conversas telefônicas sobre coisas triviais. Tenho todo tipo de coisas sobre as quais falar. Gostaria de falar com você novamente, mesmo que tenha que ouvir minhas divagações habituais sobre coisas que não te interessam. Não é bom que da última vez que respondeste ao meu e-mail pedindo que voltasses a entrar em contato comigo, tenhas escrito um OK descontraído. Isso é profundamente doloroso.
Riichiro inagaki, Autor de Dr. stone
É demasiado impactante para pensar em outra coisa, mas por agora só rezo para que sua alma descanse.
Tatsuya Endo, autor de Spy x Family
Se não fosse por Akira Toriyama, provavelmente nunca teria considerado me tornar um mangaká. Mesmo agora, quando penso na “perspectiva do leitor”, sempre me lembro dos dias da minha infância em que esperava ansiosamente por “Dragon Ball” todas as semanas. Obrigado por todo esse maravilhoso trabalho. Rezo sinceramente pelo descanso da alma do Sensei Toriyama.
Ryuhei Tamura, autor de Beelzebub
Fiquei chocado ao saber da morte de Akira Toriyama. Assim como muitas pessoas ligadas ao mundo do mangá, ele era sem dúvida uma referência para mim. Ainda não consigo organizar meus sentimentos… Oro de todo o coração para que descanse em paz.
Toyotaro, artista de Dragon Ball Super
Comecei a desenhar mangá porque queria ser elogiado pelo Sensei Toriyama. Ele significava tudo para mim.
Kentarou Yabuki, autor To Love-ru e Ayakashi Triangle
Este é um texto longo. Para me acalmar. Deixe-me explicar meus pensamentos pessoais. Quando eu era criança, mudei muito de escola e tendia a ficar sozinho. Tudo mudou quando pude fazer novos amigos em qualquer lugar falando sobre ‘Dragon Ball’. Aprendi o prazer de desenhar mangá copiando muitas das ilustrações do Sr. Toriyama. Fiquei viciado em Drácula e Chrono Trigger. A primeira vez que meu desenho apareceu na Jump foi graças a um cartão postal do projeto dos leitores de “Dragon Ball”. Acredito que isso me deu confiança e me levou a me inscrever em concursos de mangá alguns anos depois. Nunca tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas mesmo que tivesse, teria tido muito medo de me aproximar dele… Isso é o quanto eu o admirava.
Gostaria de agradecer a Akira Toriyama pelas ilustrações que fez para o 10º aniversário de “To LOVE-Ru” e por seus amáveis comentários. Eu os guardarei como um tesouro pelo resto da minha vida. Ele criou muitas memórias felizes para mim e para a vida de todos. Aprecio muito a bondade do Sr. Toriyama. Rezo para que algum dia eu possa vê-lo com um sorriso… Que descanse em paz.
Sobre o criador Toriyama de Dragon Ball:
Akira Toriyama deu início à sua jornada criativa em 1978 com a cativante história de Wonder Island, que ganhou vida nas páginas da Weekly Shonen Jump.
No entanto, foi com Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, que ele conquistou o coração do público, gerando 18 volumes encadernados e se tornando a base do primeiro anime inspirado em uma obra de Toriyama.
Por fim a lenda Akira Toriyama brilhou ainda mais com a icônica série Dragon Ball. Reconhecida como um dos pilares da “Era Dourada da Jump”, Dragon Ball tornou-se um fenômeno global, levando Toriyama a dedicar-se intensamente à série de 1984 a 1995. Durante esses onze anos, ele produziu 42 volumes, totalizando quase 10.000 páginas de aventuras emocionantes. Além disso, o sucesso de Dragon Ball deu origem a uma série de anime, filmes de longa-metragem, video games e uma infinidade de produtos.
Fonte: WSJ_Manga